Omatapalo INC premiada nos EUA

10/25/2023

Omatapalo INC premiada nos EUA

O Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM) atribuiu esta sexta-feira em Washington D.C. à Omatapalo, em conjunto com o Ministério das Finanças da República de Angola, a SunAfrica e o ING Bank LLC com o Prémio “Negócio do Ano”. durante a sua Conferência Anual de 2023.

A justificação para esta distinção resulta do reconhecimento pelo impacto que a operação realizada pela empresa Angolana e pela sua congénere Americana teve no fomento das relações económicas entre os Estados Unidos da América e Angola.

O consórcio Omatapalo Inc SunÁfrica contratualizou com o financiamento do banco estatal norte americano US Eximbank 2 mil milhões de USD. A primeira fase do financiamento foi aprovado no montante de 907 milhões de USD para a construção de dois parques solares fotovoltaicos em Catete e Malange. A segunda fase deverá estar concluído o financiamento pela entidade norte americana no primeiro trimestre de 2024 e tem como objecto a construção de 65 parques solares fora da rede nacional de energia, com sistema de baterias associados, em complemento sistemas de distribuição de energia e abastecimento de água, na região Sul de Angola.

A receber este prémio em nome da Omatapalo Inc esteve o seu PCA e CEO, Pedro Santos e em representação do Ministério das Finanças da República de Angola, esteve S. Exa. o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem.

O projeto – inicialmente anunciado durante a Cimeira do G7 de 2022 – avança a principal Parceria para Infraestruturas e Investimentos Globais (PGII) do Presidente Biden, que visa promover a infraestrutura digital e energética em todo o mundo. De notar que apenas entidades e empresas que cumpram as exigentes regras de boa governação e de compliance existentes nos EUA, podem ter acesso a participar em semelhantes parcerias.

Instados a comentar a operação os vários intervenientes disseram:
“A OMATAPALO Inc teve uma experiência muito positiva ao trabalhar com o EXIM Bank na sua tentativa de apoiar necessidades críticas de desenvolvimento no sector energético de Angola de uma forma acessível e sustentável”, disse Pedro Santos, Presidente e CEO da OMATAPALO Inc. “Com o apoio do EXIM, a OMATAPALO Inc executará o objectivo do governo angolano de aumentar estes serviços básicos para milhões dos seus cidadãos. Estamos orgulhosos de desempenhar um papel importante neste projeto e honrados por ter sido reconhecido como o Negócio do Ano do EXIM.”

“Estou muito orgulhosa de anunciar este acordo como o Negócio do Ano do EXIM”, disse a Presidente e Presidente do EXIM, Reta Jo Lewis. “Este acordo não é apenas histórico como a maior transação de energia renovável que o EXIM autorizou até o momento, mas também apoia a Parceria da Administração Biden-Harris para prioridades globais de infraestrutura e investimento para avançar a tecnologia de energia limpa e projetos de infraestrutura importantes em todo o mundo.”